
No sábado retrasado o australiano Chad Reed foi coroado campeão na principal categoria do AMA Motocross, a 450 e agora falta decidir o título da 250. E o companheiro de Reed na equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki, o americano Ryan Dungey, deu ontem um grande passo rumo ao título e vai para a última etapa sábado que vem, em Steel City, como o grande favorito para ser campeão. Mesmo sem vencer, Dungey contou com o azar de seu principal adversário, o francês Christophe Pourcel, da equipe semi-oficial Monster / Pro Circuit / Kawasaki, que vai querer apagar este sábado, 29 de agosto, do seu calendário.
Aliás, esta foi a etapa das primeiras vitórias da carreira dos vencedores em ambas categorias. Reed deu azar na segunda bateria da 450, o que permitiu que Matt Goerke, oficial da equipe Yamaha, conquistasse a primeira vitória de sua carreira. Já na categoria 250, foi a vez do jovem estreante Justin Barcia, da equipe semi-oficial Geico / Honda, sentir pela primeira vez o gostinho da vitória. As provas foram caracterizadas por chuva, lama e o tradicional traçado arenoso do circuito.
PRIMEIRA BATERIA DA CATEGORIA 250
Houve uma grande batalha na primeira volta da bateria de abertura da categoria 250, com os pilotos Justin Barcia da Honda, Ryan Dungey da Suzuki e Blake Wharton da Honda, brigando pela liderança. O líder do campeonato Christophe Pourcel da Kawasaki começou a prova fora dos dez primeiros.

Ao final da bateria, o jovem Justin Barcia conquistou a primeira vitória de sua carreira no AMA Motocross, e melhor, logo na sua temporada de estréia no campeonato. Dungey finalizou em segundo, posição que teve sabor de vitória, já que Pourcel abandonou a bateria na 27ª posição, com problemas em sua moto. Blake Wharton finalizou em terceiro. Dungey assumia a liderança, e de cara abria 13 pontos de vantagem sobre Pourcel.
SEGUNDA BATERIA DA CATEGORIA 250
Ao contrário da primeira bateria, na largada da segunda vários pilotos caíram, incluindo Dungey, Pourcel, Wharton e Barcia. No final da primeira volta quem liderava era o sul africano Tyla Rattray, da equipe Monster / Pro Circuit / Kawasaki, atual campeão Mundial de Motocross na categoria MX2. Ele trazia em seu encalço o australiano Brett Metcalfe na segunda posição e seu companheiro de equipe Jake Weimer em terceiro. Dungey era o 14º, Barcia o 17º, Warthon o 30º e Pourcel o 32º.
Com as dificuldades impostas pela areia enlameada, a corrida não teve grandes atrativos para o público. Vitória fácil de Rattray (primeira dele em sua chegada na América). Brett Metcalfe garantiu a segunda posição. Em uma excelente corrida de recuperação, Barcia e Dungey finalizaram respectivamente em terceiro e quarto lugar, sendo que na última volta Barcia roubou a terceira posição de Dungey. Ryan Sipes completou os cinco primeiros. Pourcel finalizou na 11ª posição. Com estes resultados, Barcia também ficou com a vitória na soma das baterias.
Rattray foi o segundo e Metcalfe completou o pódio em terceiro. Dungey finalizou em quarto e o privado Taylor Futrell da Honda ficou com a quinta posição. Pourcel finalizou na 18ª posição. No campeonato, Dungey abriu 17 pontos sobre Pourcel na liderança, vantagem suficiente para ser campeão na final sábado que vem sem a necessidade de vencer. Metcalfe mantém a terceira posição, Weimer é o quarto e Barcia completa os cinco primeiros.
PRIMEIRA BATERIA DA CATEGORIA 450
O campeão Chad Reed fez o holeshot e saiu na frente na largada da primeira bateria, para conquistar mais uma vitória sem dificuldades. As três primeiras posições foram todas australianas, com Jake Moss em segundo e o companheiro de equipe de Reed na oficial Suzuki Michael Byrne em terceiro.

SEGUNDA BATERIA DA CATEGORIA 450
O piloto oficial Honda Andrew Short fez o holeshot e saiu na frente na largada da segunda bateria, com Reed em sua cola em segundo. Na quinta volta Reed ultrapassou Short e assumiu a liderança. Matt Goerke também aproveitou para roubar a segunda posição de Short. Michael Byrne aparecia em quarto, Ivan Tedesco em quinto e o veterano John Dowd de 44 anos de idade e pilotando uma Kawasaki em sexto.
Na décima volta Reed sofreu uma queda violenta e, com problemas em sua moto, não foi capaz de continuar, abandonando a prova na 31ª posição. Matt Goerke aproveitou para assumir a liderança, trazendo na segunda posição o veterano Dowd, mostrando excelente forma e ritmo de corrida. Byrne agora era o terceiro e Moss o quarto. Ao final da bateria, Matt Goerke conquistou a primeira vitória de sua carreira, com John Dowd finalizando em uma ótima segunda posição.
Michael Byrne finalizou em terceiro. Na soma das baterias, Goerke também levou a melhor. Byrne finalizou em segundo, e para alegria dos fãs, o veterano Dowd ficou com o último degrau do pódio. Reed ficou com a 8ª posição na soma das baterias. Thomas Hahn finalizou em quarto e Robby Marshall completou os cinco primeiros.
Os brasileiros também não tiveram um sábado feliz em Southwick. O mineiro Jorge Balbi Jr., da equipe Solitaire / Mart Plus / i9 / Consórcio Realizar / Honda, desta vez não conseguiu marcar pontos. Foi 30º ao finalizar em 21º na primeira bateria e 33º na segunda. Nos treinos cronometrados Balbi fez um excelente 6º tempo entre os 83 pilotos que tentaram a classificação.
Balbi chegou a andar em 11º na primeira bateria, mas um problema na moto na última volta o fez despencar para o 21º lugar. No campeonato, Balbi ocupa a 19ª posição, ainda com 81 pontos. O paulista Lucas Moraes, da equipe Star Racing / Division7 / Yamaha, infelizmente não conseguiu se classificar para as baterias finais, fazendo o 60º tempo nos treinos cronometrados, sendo que somente 40 se classificam para disputar a etapa.
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