CHEGA AO FIM O AMA MOTOCROSS 2009


Neste último sábado, 5 de setembro rolou na tradicional pista de Steel City em Delmont, na Pensilvânia, a décima segunda e última etapa do AMA Motocross 2009 e a oitava e última do WMA, o campeonato Feminino de Motocross. No AMA Motocross faltava apenas decidir o título da categoria 250, disputado pelo francês Christophe Pourcel, da equipe semi-oficial Monster / Pro Circuit / Kawasaki e pelo norte-americano Ryan Dungey, da equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki. Graças ao azar de Pourcel, Dungey conseguiu uma grande vantagem na penúltima etapa, e bastava apenas administrar tal vantagem para garantir o título.

No final da décima etapa, o campeonato estava praticamente perdido para Ryan Dungey, pois ele estava 12 pontos atrás de Chris Pourcel, mas ele não desistiu e foi para Southwick querendo descontar a diferença para poder chegar na ultima etapa com chance de título. Mas no final da etapa de Southwick, Dungey tinha 17 pontos de vantagem sobre Pourcel e foi para Steel City para correr pelo título. E foi o que aconteceu, chegou atrás do francês na corrida, mas faturou o campeonato !!! Para demonstrar a atitude de Dungey, Roger De Coster, chefe da equipe Suzuki, estava usando uma camisa em Steel City, que tinha escrito nas costas o seguinte : Campeões podem até falhar, mas não desistem nunca !!!

Acompanhe abaixo como foram às corridas...


PRIMEIRA BATERIA DA CATEGORIA 250
A primeira bateria do dia foi à primeira da categoria 250. E os dois pretendentes ao título mostraram a que vieram, saindo disparando na frente na largada, com Pourcel em primeiro e Dungey em segundo. Dungey não precisava brigar pela vitória com o francês para se sagrar campeão. Mesmo assim, os dois fizeram uma bela disputa, que agradou muito o público presente, com Pourcel atacando de forma mais agressiva, enquanto Dungey pilotava de forma mais conservadora, sem arriscar muito, pensando claramente no título. Ao final vitória de Pourcel, com Dungey em segundo, Justin Barcia em terceiro, Jake Weimer em quarto e Austin Stroupe em quinto. A diferença entre Dungey e Pourcel agora era de 14 pontos.


PRIMEIRA BATERIA DA CATEGORIA 450
Jeff Alessi fez o holeshot e saiu na frente na largada da primeira bateria da categoria 450. Logo atrás vieram os pilotos Andrew Short da equipe oficial Honda e o semi-oficial Canidae / Kawasaki Thomas Hahn (foto). O campeão Chad Reed da equipe oficial Suzuki largou apenas na oitava posição. Hahn parecia estar em seu dia inspirado, e na terceira volta assumiu a liderança. Short pegou carona e assumiu a vice-liderança, trazendo logo atrás seu companheiro de equipe Ivan Tedesco. Na quarta volta Short e Tedesco deixaram Hahn para trás, e na quinta volta foi a vez de Tedesco roubar a liderança de seu companheiro de equipe. Tedesco cometeu um pequeno erro, mas que lhe custou a liderança, que voltou para as mãos de Short. Algumas curvas depois, Tedesco da o troco em Short e recupera a liderança perdida.

Na volta seguinte no entanto, Tedesco vai ao chão, dando a liderança novamente de bandeja para Short. Nesse momento, Hahn, que apenas acompanhava de perto a disputa dos dois pilotos da Honda, rouba a cena novamente e deixa Short para trás, reassumindo a liderança da prova. Depois disso não houve mais mudanças na primeira posição. Thomas Hahn garantiu a liderança até a bandeira quadriculada. Mas a disputa pelas demais posições foi emocionante. O campeão Chad Reed pulou da oitava para a segunda posição. Seu compatriota e companheiro de equipe Michael Byrne finalizou em terceiro. Tedesco mesmo com o tombo, ainda se recuperou e finalizou em quarto, deixando Short na quinta posição.


SEGUNDA BATERIA DA CATEGORIA 250
Chegava a hora da verdade para Dungey e Pourcel. Será que haveria mais uma disputa emocionante entre os dois na briga pela vitória? Para surpresa de todos, desta vez a corrida não teve nenhum atrativo neste sentido. Pourcel largou na frente e dominou a bateria do início ao fim. Dungey largou apenas em décimo lugar, e foi cuidadosamente recuperando posições até alcançar a segunda posição, onde permaneceu até a bandeira quadriculada, o suficiente para conquistar o primeiro título de sua carreira no AMA Motocross. Ao final vitória de Pourcel, com Dungey confirmando o título na segunda posição.

Blake Wharton finalizou em terceiro. O desconhecido Blake Baggett foi o quarto, e Ryan Sipes completou os cinco primeiros. Na soma das baterias, novamente Pourcel em primeiro e Dungey em segundo. Blake Wharton completou o pódio na terceira posição. Ryan Sipes foi o quarto e Jake Weimer o quinto. No campeonato, Dungey venceu Pourcel com uma vantagem final de 11 pontos. Brett Metcalfe finalizou na terceira posição, Jake Weimer em quarto e Justin Barcia em quinto. A equipe oficial Suzuki disputou um total de seis campeonatos nesta temporada: mundial e AMA SX categoria 450, AMA SX Lites costas Oeste e Leste e AMA MX categorias 450 e 250.

Destes seis campeonatos disputados venceu três: AMA SX Lites costa Oeste com o piloto Ryan Dungey, AMA MX 450 com o australiano Chad Reed e AMA MX 250 novamente com Dungey. Com estas três conquistas, foi a equipe mais vitoriosa da temporada deste ano nos EUA. E Ryan Dungey também foi o piloto mais vitorioso da equipe na temporada deste ano, sendo responsável por duas das três conquistas da equipe.


SEGUNDA BATERIA DA CATEGORIA 450
Com os títulos já definidos, a última bateria da 450 (também última da temporada) serviria apenas para definir o vice-campeão (e cumprir tabela). Mas também foi a etapa das surpresas. Desta vez quem largou na frente foi o piloto oficial KTM Justin Brayton. Logo atrás vieram os pilotos Jake Moss em segundo, Ivan Tedesco em terceiro, e o vencedor da primeira bateria Thomas Hahn em quarto. O campeão Chad Reed abandonou a prova logo no início com misteriosos problemas de vírus estomacais, que o assombraram durante todo o campeonato.

A exemplo da segunda bateria da categoria 250, a segunda da 450 também não teve nenhum atrativo emocionante. Vitória de Brayton, com Jake Moss em segundo, Tedesco em terceiro, Hahn em quarto e Short em quinto. Na soma das baterias, vitória de Hahn, com Tedesco em segundo e Brayton completando o pódio em terceiro. Moss foi o quarto e Short o quinto. No campeonato, Short garantiu a segunda posição. Tedesco terminou em terceiro, Michael Byrne em quarto e Hahn em quinto.


BRASILEIROS EM STEEL CITY
O mineiro Jorge Balbi Jr., da equipe Solitaire / Mart Plus / i9 / Consórcio Realizar / Honda, fez a sua melhor corrida do ano no AMA Motocross. Foi 31º na primeira bateria e um excelente 8º na segunda, dando um 14º lugar no overall. Com isto Balbi conseguiu na última bateria da temporada fazer um Top 10, o que não é pouco no melhor campeonato de Motocross do mundo !!!

O paulista Lucas Moraes, da equipe Star Racing / Division7 / Yamaha, infelizmente não conseguiu se classificar para as baterias finais na categoria 450, a mesma de Jorge Balbi.

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