Há cerca de uma década, a Yamaha revolucinou o off-road com o lançamento da YZ400F, uma motocicleta 4T que, após alguns anos, saltou de 400 cm³ para 450 cm³. Na época, a resistencia aos motores com vávulas foi grande, no entanto, com o decorrer do tempo, eles provaram seu valor e, hoje, é difícil encontrar as 2T em competições de Motocross.
Passados dez anos do lançamento da Yamaha, o mercado off-road evolui de uma maneira incrível e, na era da injeção eletrônica, a Honda criou seu modelo 2009 mudando conceitos na principal categoria do Motocross, a MX1. Com um conceito baseado em maneabilidade e agilidade na condução, a Honda fez uma motocicleta de medidas pequenas e que, mas parece uma 250.
Já a Yamaha, manteve seu projeto que já durava alguns anos e apenas incrementou algumas pequenas mudanças, nada que chama-se a atenção. Contudo, a marca dos diapasões guardava uma carta na manga e, enfim, em 2010, poderemos descobrir o que os japoneses agora, bicampeões mundiais, guardavam escondidos a sete chaves.
Com a motocicleta de 250 cm³, já dava para imaginar que as motos da Yamaha mudariam bastante para a próxima temporada. Com múltiplas mudanças, só que sem a tão esperada injeção eletrônica, a YZ250F chegou para surpreender a todos.
Mas a grande novidade da marca só foi revelada hoje, 08 de setembro. Após algumas fotos espia que circularam na internet, a curiosidade de todos era gigante para ver a 450. E, posso afirmar que valeu a espera! A nova YZ450F é revolucionaria e promete ser um divisor de águas na categoria MX1.
Os engenheiros japoneses refizeram a moto e, agora, o novo modelo não lembra em nada o 2009. A principal característica da nova 450 é seu cilindro inclinado, a medida fi adotada para tentar centralizar ao máximo as massas e, com isso, melhorar o centro de gravidade da motocicleta. Isso fez com que os engenheiros chegassem a uma alternativa chamais vista, com a saída do escape virada para trás.
Justamente por isso, a caixa de filtro de ar e o corpo da injeção – isso mesmo, agora a YZ450 é injetada – ficassem na parte da frente da máquina.
O novo cilindro faz com que a biela trabalhe verticalmente, conseguindo uma combustão mais potente, isso reduz o atrito do pistão na parede do cilindro o que se traduz em respostas mais rápidas.
A injeção foi desenvolvida especialmente para o modelo. Ela se adapta instantaneamente ao local da utilização da moto, sem precisar de ajustes em diferentes situações de uso como: altitude e temperatura.
O novo chassi de alumínio bilateral é totalmente novo e proporciona um equilíbrio excelente, além de rigidez. O resultado foi uma moto levíssima em curvas e, segundo os engenheiros, a máquina mais ágil da categoria.
Visualmente a Yamaha também é totalmente nova, com linhas mais agressivas, a YZ450F ficou 100% renovada e atualizada.
Ficha técnica:
Motor: 449 cm³, DOHC, 4 válvulas de titânio
Diâmetro e curso: 97.0 x 60.8mm
Compressão: 12.5:1
Alimentação: Injeção eletrônica Keihin® 44mm
Transmissão: 5 velocidades
Suspensão dianteira: Kayaba com sistema Speed-Sensitive
Suspensão traseira: Kayaba
Freio dianteiro: Hidráulico disco de 250 mm
Freio traseiro: Hidráulico disco de 245 mm
Pneu e roda dianteira: 80/100-21-Dunlop
Pneu e roda traseira: 120/80-19-Dunlop
Comprimento total: 2 192 mm
Largura: 822 mm
Altura total: 1 310 mm
Altura do assento: 999 mm
Entreeixos: 1.487 mm
Distância do solo: 383 mm
Peso total: 111,9 kg
Capacidade do tanque: 7 litros



1 comentários:
A nova linha 2010 é a melhor que já vi no seguimento off roud de moto cross,continue assim YAMAHA MOTOR.
Postar um comentário