AMA MOTOCROSS - 7ª ETAPA


A sétima etapa do Campeonato norte-americano de Motocross visitou o estado de Minnesota, em Millville, no traçado arenoso de Spring Creek. A cinco provas do fim da temporada, a Lites segue mais embolada que nunca com Christophe Pourcel e Ryan Dungey brigando ponto a ponto pela liderança do certame. Enquanto Reed, na classe Motocross, se aproxima cada vez mais do seu primeiro título no outdoor.

A etapa de Spring Creek também foi muito boa para os brasileiros Jorge Balbi e Lucas Moraes. O mineiro, que já está em sua terceira temporada no AMA Motocross, conseguiu dois bons resultados. Lucas por sua vez, venceu a bateria classificatória e garantiu pela primeira vez na carreira uma vaga na final da competição.

CATEGORIA 450cc
A primeira bateria da categoria principal foi dominada inteiramente por Chad Reed e Josh Grant. A dupla simplesmente disparou na frente do pelotão e logo eram os únicos com chances de vitória. A briga durou por toda a bateria e no final, Grant levou a melhor com sua Yamaha por apenas 1,7 segundos de vantagem sobre o australiano e líder da temporada Chad Reed.
Reed cruzou em segundo com nada mais nada menos que 50 segundos à frente de seu companheiro de equipe Michael Byrne. O também australiano da Suzuki conquistou com a terceira posição seu melhor resultado da temporada 2009.
Thomas Hahn voltou a supreender com sua Kawasaki ao terminara na quarta posição. Hahn venceu um interessante duelo com Ivan Tedesco e Andrew Short, ambos da equipe Honda. Mesmo terminando na sexta posição, Short manteve a vice-liderannça do certame.
Jorge Balbi andou muito bem nesta bateria e terminou na décima quinta posição colado em uma das revelações de 2009, o piloto da Kawasaki Ricky Dietrich. Quem também alcançou um excelente resultado foi Lucas Moraes, que terminou em vigésimo sétimo, conseguindo assim, seu melhor resultado da carreira.

A segunda bataria foi bem mais tranqüila para o australiano Chad Reed. O piloto da Suzuki mais uma vez fez uma boa largada e, quem não conseguiu repetir o bo começo foi o piloto da Yamaha Josh Grant. Sem a presença do jovem da Yamaha, Reed teve tranquilidade para abrir uma vantagem segura que manteve até a bandeira quadriculada.
Tedesco voltou a andar bem e conquistou a segunda posição da etapa.
Com mais uma dupla vitória, Reed abriu ainda mais no campeonato e, restando apenas cinco etapas, o piloto da Suzuki está com 37 pontos a mais que Andrew Short. Ivan Tedesco segue fazendo uma ótima temporada e mais uma vez esteve entre os primeiros colocados com a segunda posição na segunda bateria e na soma dos resultados.
David Milsaps, que a tempos não aparecia entre os primeiros colocados, voltou a andar bem e conquistou a terceira posição. No entanto, Millsaps teve antes que superar Michale Byrne, que mesmo terminando atrás do piloto da Honda, garantiu seu primeiro pódio da temporada 2009.
Andrew Short, ainda é o vice-líder da temporada, com a quinta colocação na segunda bateria, à frente da maior surpresa do fim de semana, o jovem Kyle Regal. O piloto que até então não tinha andado entre os primeiros, conseguiu uma excelente sexta posição. Josh Grant, vencedor da primeira bateria, não conseguiu repetir o bom resultado da primeira prova e terminou apenas na décima posição.
Mais uma vez os brasileiros fizeram um grande papel na segunda bateria. Jorge Balbi foi o décimo sétimo e Lucas Moraes o vigésimo oitavo.


CATEGORIA LITES 250cc
Sabendo da necessidade de vencer, Ryan Dungey partiu na primeira bateria da categoria Lites disposto a terminar na frente e diminuir a diferença para o francês Poucel conquistou dois segundos lugares e segue na liderança da categoria Lites.
Christophe Pourcel. E quando caiu o gate foi justamente o que Dungey fez, o piloto da Suzuki pulou na frente e logo nas voltas iniciais tratou de abrir vantagem. Muito rápido Dungey venceu de ponta a ponta com mais de 30 segundos de vantagem sobre o segundo colocado e ainda líder da temporada Christophe Pourcel.
O piloto da Kawasaki por sua vez, teve muito mais trabalho para chegar ao segundo posto. Pourcel não teve uma boa largada e, só alcançou o segundo lugar na metade da bateria, mesmo assim, teve muito trabalho com o jovem Justin Barcia, que mais uma vez fez uma excelente prova para fechar na terceira posição.
Próximo de Pourcel e Barcia chegou Breet Metcalfe, que acompanhou o ritmo da dupla para fechar em quarto lugar. Broc Tickle manteve o bom desempenho das últimas etapas ao terminar na quinta posição.
A segunda bateria foi uma repetição da primeira. Ryan Dungey, Suzuki, mais uma vez venceu de ponta a ponta e com facilidade. Apesar disso, o vice-líder da temporada não conseguiu abrir a enorme vantagem da primeira, obviamente porque o piloto administrou o resultado. Contudo, a segunda vitória de Dungey em Spring Creek, o deixou novamente muito próximo de Pourcel.
O francês mais uma vez foi o segundo colocado, dessa forma, o ainda líder somou 44 pontos no fim de semana e cedeu apenas 6 para Dungey. Agora, Pourcel tem 299, enquanto o piloto da Suzuki chegou a 296.
Justin Barcia mostrou uma grande consistência e regularidade ao terminar mais uma vez na terceira posição. Além do bom resultado, Barcia mais uma vez foi o melhor piloto Honda, inclusive andando próximo do ritmo de Pourcel.
Breet Metcalfe, agora terceiro colocado na classificação geral do certame, foi o quinto colocado na segunda bateria.

0 comentários: