ENTREVISTA EXCLUSIVA LUCAS DE MORAES


“SENSAÇÃO INCRÍVEL. Bom, o meu fim de semana foi realmente especial com o sabor muito gostoso de ter conseguido pela primeria vez na minha carreira aqui nos EUA classificar para uma final no AMA MOTOCROSS!!!”

Essas foram as palavras de Lucas de Moraes, que nesse fim de semana entrou para história do motociclismo, como o segundo brasileiro a se classificar para disputar uma etapa do AMA MOTOCROSS, na categoria superior 450cc, e com esse feito, andar lado a lado com os melhores pilotos do mundo.

Pra nós amigos, fãs, amantes do motocross, é uma alegria imensa, primeiro porque primeiro com o Jorge Balbi, e agora com o Lucas, mostramos que o motocross nacional não está tão distante dos americanos e europeus, em segundo, que é possivel sim, com trabalho, dedicação, amor ao esporte, estar lá, lado a lado com os melhores do mundo, e não é só, aguardem que muito mais vem por ai.

E é com prazer que passo pra vocês com exclusividade uma curta entrevista com Lucas de Moraes:

Gostaria em primeiro lugar de te agrader pela gentileza da entrevista.

1 - Lucas, após uma excelente temporada no campeonato brasileiro de motocross, vc. era um dos favoritos ao título em 2009, entretanto optou por disputar o AMA MOTOCROSS (Campeonato Americano de Motocross), creio eu o mais difícil e mais disputado do mundo, o que te motivou a isso?

Primeiramente queria agradecer a oportunidade de poder esta mostrando meu trabalho. Mais o que me motivou foi exatamente esse bom final de temporada que eu tive e realmente eu achei que estava com uma velocidade muito boa na 450cc e decidir vim pra cá. Acho que fiz uma escolha certa, em momento certo da minha carreira onde eu ainda estou com apenas 19 anos entao acho que foi uma escolha acertada.

2 - Sabemos que foi um inicio de campeonato dificil, onde a tão sonhada classificação só veio na 7ª etapa, mas de vc. quais foram as maiores dificuldades enfrentadas até o momento?

As maiores dificuldades com certeza foi na parte de adapataçao com as pistas que sao muito diferentes, inclusive diferentes das pistas que agente treina aqui durante a semana, as pistas das corridas sao muito dificeis!

Um outro fator foi infelizmente esse problema nas costas que estou tendo algumas dificuldades pra trata-lo mais graças a Deus estas ultimas semana consegui trabalhar bem e estou 100%.


3 - O que pode nos dizer sobre a sua equipe atual, a star racing/division 7, como tem sido sua convivencia com os team mates (companheiros de equipe)?

Olha, a equipe realmente tem me dado um suporte muito bom em tudo que eu preciso praticamente, uma equipe muito bem estruturada e que sem duvida eu estou muito feliz em poder estar andando pra eles. Como voce citou, eu ate fiquei surpreso com a reação dos meu teammates pelo lado positivo. Realmente estou podendo aprender muito com eles e criei uma relação bem bacana principalmente com o Matt Lemoine e o Brock tickle que são os mais próximos e venho treinando bastante com eles. então nessa questão eu fiquei bem tranquilo com a receptividade deles.


4 - Pra quem acha que é facil, fale um pouco de sua rotina de treinamentos.

haha, essa é uma boa pergunta, porque muita gente acha que e fácil falam que é so viagem pra lá e pra cá hehe. Mais eu ja tinha uma rotina de treinamento muito intensa ai no Brasil e só dei continuidade aqui no que eu ja fazia. Estou trabalhando bastante a parte de velocidade na moto e tentando fazer essa adaptação nas pistas que agora eu ja me sinto bem mais confortavel.

Mas um dia de treinos se da em: acordar cedo, tomar um bom cafe-da-manha e partir pra pista, treino com a moto, volto para casa e almoço, vou para fisioterapia e logo em seguida vou direto para academia. Basicamente é essa ah minha rotina.

5 - Quais as diferenças básicas a seu ver, entre as pistas americanas e brasileiras?

A maior diferença com certeza esta no trabalho do terreno e sem duvida no comprimento delas, aqui os terrenos são muito bem preparados, óbvio que aqui a facilidade de maquinário é bem maior mas eles realmente fazem um trabalho fantastico e acho que o Brasil precisa tentar buscar essa mentalidade e com isso fazer uma corrida mais de nivel internacional e que ajudem os pilotos nacionais a crescer.

6 - Já morei 2 anos por aÌ e sei como é a saudade de casa, como faz pra superar isso??

hehe, Realmente a saudade da familia as vezes bate e bate forte, mas acho que os dois primeiros meses foram os mais complicados e agora com toda essa rotina de treinamento e a vontade de melhorar cada vez mais, ajuda a vc esquecer um pouco da saudade. Mais tem horas que não dá pra escapar hehe a familia é a nossa base né, então faz falta mesmo!

7 - Yamaha, vc. sempre andou de azul, isso é uma questão de preferência pessoal ou tem coincidido de sempre ter um apoio dessa fabrica.

Olha, eu sempre gostei muito das motos da Yamaha, desde quando eu andava de 80cc eu usava yamaha. E assim que eu começei a mostrar bons resultados no Brasil a Yamaha foi a primeira fabrica a acreditar em mim e me dar um suporte melhor então eu a partir dai sempre busquei dar o meu melhor pela Yamaha e quando surgiu a oportunidade de andar na Yamaha aqui nos EUA foi muito bom pra mim!

8 - Na 6ª etapa em red bud, havia um espetáculo a parte, conte pra gente, conseguiu fazer o larocos leap (pra quem não conhece Larocos Leap é um triplo gigantesco em subida e com um alto grau de dificuldade, e tem esse nome porque o piloto americano Mike Larocco foi o primeiro piloto a conseguir saltar com uma moto de 125cc)??

Hehe, fora o leap a pista em si é um show a parte mesmo, até agora a pista que eu mais gostei de andar com um terreno muito bom e um traçado exelente! Mais voltando ao LEAP haha, eu não fiz o salto inteiro e acho que talvez foi ai aonde eu perdi minha classificação haha!

9 -O que tem sido competir e treinar entre os melhores pilotos do mundo?

Tem sido uma experiencia fantastica, acho que não tem preço que pague estar aqui treinando e mais do que isso, convivendo com os melhores e entao acho que a facilidade em aprender é maior vendo eles andarem, estudando o jeito deles pilotarem isso tudo é muito importante e depois vc pega tudo isso e tenta por em pratica. Então acho que eu estou no caminho certo e espero melhorar muito mais.

10 - Voce volta ao brasil pra disputar o brasileiro de supercross?

Eu realmente tenho isso no meus planos e vou fazer de tudo pra assim que acabar aqui me mandar pro Brasil e correr o campeonato do Supecross.

11 - Apó a queda nos treinos que te machucou as costas e te deixou fora de praticamente 2 etapas, como está a recuperação? 100%?

Pois é, como eu falei na outra pergunta, ainda estou fazendo fisioterapia mas me sinto muito melhor e mais confiante pra treinar e tudo mais. Entao me sinto 100% sim.

12 - Passamos da 1ª metade da temporada, como avalia a primeira metade?

Foi uma metade bem complicada pra mim, na questão das minhas costas, de alguns problemas para acertar a moto e como eu disse antes na adaptação das pistas. Mas graças a Deus estou 100% fisicamente para continuar trabalhando duro e conseguir me classificar de novo nas proximas etapas!

13 - Quais as expectativas para o restante de 2009?

As expecativas são otimas, é manter o foco e trabalhar bastante para conseguir me classificar no restante das provas e até mesmo quero marcar pontos já nessa temporada do AMA.

14 - Qual o momento marcante de sua carreira como piloto?

Pra mim foram três muito importantes na minha carreira, que foram: Primeiro podium num Brasileiro de motocross em Cuiabá em 2005. Foi um momento especial. O segundo foi estas ultimas etapas do Brasileiro de Motocross em 2008, foi um sentimento muito bom poder ter chegado bem perto de vencer provas ai no Brasil, fazendo bastante voltas mais rapidas em treinos e em corridas e acho que foi onde eu consegui mostrar pra todo mundo o meu potencial e claro a minha velocidade. E o ultimo e mais especial foi essa minha classificaçao aqui no AMA Motocross na etapa passada em Millville que sem duvida uma sensação incrivel!

15 - Defina Lucas de Moraes

Haha falar dos outros é mais facil né hehe. Mas acho que eu sou uma pessoa muito divertida e alegre. Sou uma pessoa abençoada por ter a familia que eu tenho por trás de mim com tantos valores positivos e que sempre me apoiram. Busco muito meus objetivos pessoais. Claro, amo o que eu faço e acho que a minhas maiores qualidades são a determinaçao e a perssistencia.

16 - Mande um recado pro pessoal aqui do Brasil, que torce por você e acompanha de perto tudo o que tem acontecido por ai.

Bom, eu gostaria de agradeçer a todo mundo que vem torcendo por mim, pelos comentarios no meu BLOG, a força que vem dai realmente é muito forte hehe entao é isso, obrigado a todos e que continuem na torcida!!!

Agradeço tambem ao Reinier do site MXGO pela oportunidade.

Obrigado mais uma vez pela gentileza de nos ceder essa entrevista, um agradecimento e um abraço especial ao nosso amigo Zebrinha que tornou isso possivel, e que sempre tá contando as novidades ai dos States. Um abraço e estamos aqui na torcida pelos primeiros pontos ai.

(foto: Zebrinha se achando, do lado de Mitch Payton (chefe da equipe prócircuit kawasaki ) rsrs, sucesso ai amigo)

Pra quem ainda não sabe, o blog do lucas é http://www.dunasteam.com.br/blog/ , entrem, comentem, dêem uma força pro nosso amigo.

0 comentários: