AMA MOTOCROSS - 8ª ETAPA




O AMA Motocross vai se aproximando de sua reta decisiva e as disputas dentro da pista estão cada vez mais interessante. Neste sábado (25), não foi diferente, após um fim de semana dominado pela Suzuki na arenosa pista de Spring Creek, o roteiro em Whashougal foi muito parecido com Reed e Dungey conquistando mais uma vitória no overall. A etapa ainda teve três brasileiros na pista, os irmãos Balbi e Lucas Moraes, que mais uma vez foi para o evento principal. Já a mineira, conquistou mais um pódio.


1ª BATERIA 250cc
Blake Wharton começou a primeira bateria da categoria Lites na liderança. O jovem piloto da equipe Honda comandou as primeiras voltas e deu muito trabalho para o vice-líder da temporada Ryan Dungey. Apesar da resistência imposta por Wharton, Dungey conseguiu assumir a primeira posição e seguiu firme para mais uma vitória na temporada 2009.

A tarde parecia ser mesmo de do piloto da Suzuki, já que seu principal adversário na luta pelo título, o francês e líder da temporada Christophe Pourcel, não tinha uma bateria fácil. O piloto da Kawasaki que largou muito mal, vinha recuperando posições e já estava entre os dez primeiros. No entanto, ao tentar superar Vince Friese em uma descida, os dois acabaram se chocando e Pourcel acabou saindo da pista e perdendo posições. No final, o agora ex-líder da Lites terminou apenas na oitava posição e viu Dungey o superar na briga pela liderança.

A surpresa da primeira bateria foi Kyle Cuningham. O piloto fez uma excelente apresentação e terminou em segundo após superar o dono do Holeshot Blake Wharton. Foi o melhor resultado de Cuningham e sua Kawasaki no AMA Motocross.

Bem mais atrás dos três primeiros colocados, ficou o piloto da Honda Brett Metcalfe, seguido de perto por Darryn Durham (companheiro de equipe de Lucas Moraes) e o inglês da KTM Tommy Searle.

2ª BATERIA 250cc

Disposto a recuperar os pontos perdidos na primeira bateria, Christophe Pourcel foi o mais rápido na segunda largada da categoria Lites. O francês fez o holeshot e tratou de acelerar tentando abrir vantagem na frente. No entanto, Wharton mais uma vez mostrou estar em um dia inspirado e perseguiu o francês por algumas voltas, mas o jovem da Honda perdeu ritmo e em seguida acabou superado pelo companheiro de Pourcel na Kawasaki, o piloto Jake Weimer.

Com uma diferença grande na liderança, Pourcel minimizou o prejuízo da primeira prova assegurando a vitória e os 25 pontos. Weimer terminou na segunda posição a cerca de 11 segundos do seu companheiro.

Blake Wharton repetiu o resultado da primeira bateria e finalizou em terceiro com sua Honda. Brett Metaclafe, assim como Wharton, repetiu o resultado da primeira bateria ao terminar na quarta posição. O agora também líder da temporada Ryan Dungey não conseguiu repetir o bom resultado da bateria anterior, mas mesmo terminando na quinta posição, venceu a etapa e retomou a liderança do certame. O piloto da Suzuki teve de fazer uma prova de recuperação para fechar entre os cinco primeiros.


1ª BATERIA 450cc

Chad Reed dominou a primeira bateria da categoria principal desde a primeira curva. Mais rápido na largada, o australiano imprimiu um forte ritmo nas primeiras voltas que ninguém foi capaz de acompanhar. O líder da categoria fez uma prova perfeita e conquistou mais uma vitória na temporada 2009, dessa vez, de ponta a ponta.

Thomas Hahn da Kawasaki segue em sua melhor temporada da carreira. O piloto que já havia mostrado sua velocidade em outras etapas voltou a ter um excelente desempenho e conquistou a segunda posição sem maiores dificuldades. Hahn terminou à frente de Clement Desalle. O francês aproveitou a folga no calendário do Mundial de Motocross para fazer um “treino” no AMA Motocross, mostrando a mesma competência que vem lhe rendendo elogios da equipe Honda na temporada do Mundial, Desalle finalizou em terceiro em sua primeira corrida no AMA.

Matt Goerke foi o quarto colocado à frente de Josg Grant. Jake Moss, que chegou a ocupar a segunda posição nas primeiras voltas terminou em seguida com a sexta posição.

A dupla brasileira Jorge Balbi e Lucas Moraes voltou a fazer um grande trabalho em Whashougal. O mineiro terminou na décima segunda aposição, enquanto Lucas, em sua segunda classificação consecutiva, finalizou a primeira bateria na trigésima primeira posição.



2ª BATERIA 450cc

Após a largada ruim na primeira bateria, o jovem da Yamaha Josh Grant não repetiu o erro na segunda prova do dia e disparou na liderança. Atrás de Grant, Lawrence, Millsaps e Jeff Alessi formavam o primeiro pelotão.

Chad Reed, vencedor da primeira bateria, tentava se recuperar de uma largada regular e punha pressão no brasileiro Jorge Balbi. O mineiro que vinha fazendo uma excelente prova e ocupava a sétima posição, deu muito trabalho ao líder da temporada, no entanto, a moto de Balbi acabou apresentando problemas mecânicos e o brasileiro foi forçado a deixar a prova.

Após deixar o brasileiro para trás, Reed começou a superar os demais adversários até encostar no cansado Lawarence para ganhar o segundo lugar. A partir daí, a história de Red Bud se repetiu, com Reed e Grant ocupando as duas primeiras posições, só que dessa vez, com o australiano perseguindo o piloto da Yamaha.

Reed mostrou porque é o líder da temporada e encostou no líder para em seguida conseguir superar Grant e ganhar a primeira posição. O australiano ainda conseguiu abrir 8 segundos para terminar na primeira posição. Grant foi o segundo à frente de Lawrence.

O companheiro de Reed na Suzuki, Michael Byrne, completou a prova na quarta posição, enquanto o desconhecido Jarred Browne, completou os cinco primeiros.

Se por um lado a prova foi dramática para o brasileiro Balbi, que viu sua moto quebrar em uma de suas melhores etapas da temporada, para Lucas Moraes, a segunda bateria de Washougal foi a melhor de sua carreira até o momento. O paulista terminou na vigésima segunda posição e se aproximou de marcar seu primeiro ponto no AMA Motocross.


3 comentários:

Carlos Prais (BUNDINHA) disse...

E ai Zebrinha, garrado ai com o Lucas? Espero que os resultados estejam conforme o esperado, pois bem sabemos que a coisa ai é feia....rsrsrsrr, mas acredito que só o fato do Lucas estar ai no meio dos caras e ainda por cima classificando já é uma grande vitoria, pois ele está deixando muita gente fera pra traz, e este ano vai ser otimo como aprendizado, para o ano que vem vcs estarem com força total.
Enrrola o cabo ai Lucao, te desejo muita sorte pois este nosso esporte acima de preparo e patrocinio, precisamos muito de SORTE!!!!
Abraço.

Carlos Prais

Carlos Prais (BUNDINHA) disse...

Lucas, estava lendo sua entrevista e vc tocou num ponto importantissimo em relacao as pistas no Brasil, bem sabemos da estrutura que os EUA tem em forma de maquinas e que nao Brasil nao tem nada disso, e precisa muito ser revisto este nosso padrao de pistas, com construcoes de nivel mais elevado, mas com construtores capacitados, nao adianta somente fayer saltos dificeis sem qualidade de escape e recepcoes adequadas, visto termos perdido um companheiro numa etapa do campeonato Goiano no ultimo Domingo, fato lastimavel, pois até mesmo o zebrinha me comentou que o cara que faz as pistas por aqui, vem machucando pilotos a varios anos e até que se aconteceu este fato tao lastimavel.Houve varios pilotos que no dia dos treinos , jogaram os transponders na mesa da direcao, dizendo que nao vieram para se matar nesta corrida.
Eu sou um eterno viciado em motocros, vejo todos os dvds do nosso amigo Ranier e se percebe que apesar da dificuldade das pistas, ela é feita de uma forma com que os pilotos mesmo errando conseguem evitar grandes tragedias, pelo alto nivel de preparacao das pistas como vc mesmo disse.
Olha, torço muito pelo Balbi e agora vc ai, faz parte de minha sincera torcida, pois ter um Brasileiro dando taka e deixando os gringo de fora é muiiiitoooo bommm.
Boa sorte ai Lucao

Carlos Prais (BUNDINHA) disse...

Ha,,, Lucao, eu tambem estou fazendo fisioterapia, comecei ontem apos cirurgia de reconstrucao do ligamento cruzado anterior de meu joelho, e só nao chorei de vergonha hoje, vai doer pra láaaaaaa.....rsrsr Mas é necessario para um retorno melhor.
Seja persistente ai e realize direitinho o tratamento pois ele é essencial para seu futuro.
Abraco.