Classificação do Campeonato Brasileiro de Motocross sofre mudanças
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) divulgou, nesta quinta-feira (13.08), a nova classificação do Campeonato Brasileiro de Motocross. A Justiça do Rio cancelou a liminar que concedia a alguns pilotos o direito de competir com o pneu diferente do patrocinador oficial.
Com a decisão judicial, os pilotos Kioman de Jesus Muñoz (65cc), Manoel Humberto de Campos (85cc), Gabriel Bittencourt Gentil (MXJr/MX1) e João “Marronzinho” Paulino (MX1) perdem os pontos conquistados no campeonato, onde correram sem os pneus Pirelli.
Com a alteração na classificação, o piloto Wellington Garcia segue líder na categoria MX1 e Cristopher “Pipo” Castro passa a ser o vice-líder do campeonato. A diferença entre os dois é de 29 pontos. O novo ranking já está disponível no site da cbm www.cbm.esp.br
Pra quem não acompanha diretamente o campeonato brasileiro de motocross, neste ano a CBM (confederação brasileira de motociclismo), entidade maior do esporte sobre 2 rodas no brasil, impôs a obrigatoriedade do uso de pneus pirelli "patrocinador oficial da equipe honda e do evento" para todos os pilotos que disputam o campeonato brasileiro, não importando se o piloto era ou não patrocinado por outra marca de pneus. Alguns pilotos entraram na justiça para obter o direito de correr com os pneus da marca as quais são patrocinados, dentre esses o piloto campeão brasileiro de 2008 João Paulino "Marronzinho".
Já dá pra ter uma boa perspectiva do campeonato para o ano de 2010, campeonato honda de motocross, lamentável.
"Sinceramente acho lamentável que coisas como essas aconteçam. Mas triste não é o simples fato de uma marca de pneus impedir a presença de seus concorrentes, mas é que alguém sempre sai ganhando com isso. E o que está acontecendo é o fator financeiro se sobrepondo as questões esportivas, que é o principal motivo de existência do campeonato Brasileiro de MX. O que causa indignação é que atitudes como esta tiram o brilho daquele que é considerado hoje o maior e melhor campeonato de MX da América Latina.
Além disto, algumas dúvidas pairam no ar. A Pirelli é fornecedora dos pneus para a equipe Honda, e porque justamente ela conseguiu o contrato de exclusividade para ser a única fornecedora de pneus do campeonato deste ano ? Se por exemplo a Rinaldi pedisse o mesmo “privilégio”, será que seria atendida eu seu pedido ? Será que só a Pirelli manifestou esse desejo ou outras fabricantes fizeram o mesmo e tiveram seus pedidos negados ? E se a justiça concedeu uma liminar para alguns pilotos utilizarem pneus de marca diferente, porque voltou atrás da decisão ?
Pior é que quem mais “está pagando o pato” com tudo isso foi a categoria mais forte do campeonato, a MX1. Tinha tudo pra ser o título mais disputado e emocionante da história do campeonato, e essa decisão acaba por tornar tudo muito fácil (para o líder do campeonato) e sem graça nenhuma. E a qual equipe pertence o líder da MX1 ? Como se já não bastasse a palhaçada que é a seleção dos pilotos para o Motocross das Nações, agora acontece mais um absurdo como este. Acho que a CBM deveria trocar o nome do campeonato para Campeonato Honda de Motocross. Porque chamar o campeonato de Brasileiro, na minha opinião é o mesmo que dizer democracia e igualdade para todos que disputam este campeonato.
Com certeza os prejudicados não vão ficar de braços cruzados e irão recorrer. Só que se a justiça manter esta decisão tomada, acho que os pilotos também não deveriam ficar parados, e não digo apenas os prejudicados, mas todos tem que tomar uma atitude. Minha sugestão é que os pilotos façam um “boicote” e não participem da próxima etapa do campeonato. E se as coisas continuarem assim no ano que vem, que não participem também do campeonato inteiro.
Estou com isto sugerindo que sejam tomadas atitudes e que se lute pela justiça e direito de igualdade para todos os pilotos, para que a integridade volte ao campeonato nacional de Motocross. Por isso sugeri essa espécie de boicote, já que o campeonato está sendo feito para Honda e seus pilotos, então o negócio é deixar apenas eles disputarem o mesmo entre si. E se for necessário, porque não criarem um campeonato independente ?
Texto by Renato Dalzochio Jr. "
Com a alteração na classificação, o piloto Wellington Garcia segue líder na categoria MX1 e Cristopher “Pipo” Castro passa a ser o vice-líder do campeonato. A diferença entre os dois é de 29 pontos. O novo ranking já está disponível no site da cbm www.cbm.esp.br
Pra quem não acompanha diretamente o campeonato brasileiro de motocross, neste ano a CBM (confederação brasileira de motociclismo), entidade maior do esporte sobre 2 rodas no brasil, impôs a obrigatoriedade do uso de pneus pirelli "patrocinador oficial da equipe honda e do evento" para todos os pilotos que disputam o campeonato brasileiro, não importando se o piloto era ou não patrocinado por outra marca de pneus. Alguns pilotos entraram na justiça para obter o direito de correr com os pneus da marca as quais são patrocinados, dentre esses o piloto campeão brasileiro de 2008 João Paulino "Marronzinho".
Já dá pra ter uma boa perspectiva do campeonato para o ano de 2010, campeonato honda de motocross, lamentável.
"Sinceramente acho lamentável que coisas como essas aconteçam. Mas triste não é o simples fato de uma marca de pneus impedir a presença de seus concorrentes, mas é que alguém sempre sai ganhando com isso. E o que está acontecendo é o fator financeiro se sobrepondo as questões esportivas, que é o principal motivo de existência do campeonato Brasileiro de MX. O que causa indignação é que atitudes como esta tiram o brilho daquele que é considerado hoje o maior e melhor campeonato de MX da América Latina.
Além disto, algumas dúvidas pairam no ar. A Pirelli é fornecedora dos pneus para a equipe Honda, e porque justamente ela conseguiu o contrato de exclusividade para ser a única fornecedora de pneus do campeonato deste ano ? Se por exemplo a Rinaldi pedisse o mesmo “privilégio”, será que seria atendida eu seu pedido ? Será que só a Pirelli manifestou esse desejo ou outras fabricantes fizeram o mesmo e tiveram seus pedidos negados ? E se a justiça concedeu uma liminar para alguns pilotos utilizarem pneus de marca diferente, porque voltou atrás da decisão ?
Pior é que quem mais “está pagando o pato” com tudo isso foi a categoria mais forte do campeonato, a MX1. Tinha tudo pra ser o título mais disputado e emocionante da história do campeonato, e essa decisão acaba por tornar tudo muito fácil (para o líder do campeonato) e sem graça nenhuma. E a qual equipe pertence o líder da MX1 ? Como se já não bastasse a palhaçada que é a seleção dos pilotos para o Motocross das Nações, agora acontece mais um absurdo como este. Acho que a CBM deveria trocar o nome do campeonato para Campeonato Honda de Motocross. Porque chamar o campeonato de Brasileiro, na minha opinião é o mesmo que dizer democracia e igualdade para todos que disputam este campeonato.
Com certeza os prejudicados não vão ficar de braços cruzados e irão recorrer. Só que se a justiça manter esta decisão tomada, acho que os pilotos também não deveriam ficar parados, e não digo apenas os prejudicados, mas todos tem que tomar uma atitude. Minha sugestão é que os pilotos façam um “boicote” e não participem da próxima etapa do campeonato. E se as coisas continuarem assim no ano que vem, que não participem também do campeonato inteiro.
Estou com isto sugerindo que sejam tomadas atitudes e que se lute pela justiça e direito de igualdade para todos os pilotos, para que a integridade volte ao campeonato nacional de Motocross. Por isso sugeri essa espécie de boicote, já que o campeonato está sendo feito para Honda e seus pilotos, então o negócio é deixar apenas eles disputarem o mesmo entre si. E se for necessário, porque não criarem um campeonato independente ?
Texto by Renato Dalzochio Jr. "
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